ADNV priorizando as família


CONHEÇA O PROJETO VIDA - TRABALHANDO PARA CRIAR NOVAS HISTÓRIAS.



Devemos ter em mente que vários fatores contribuem para a decisão de alguém usar drogas, e não somente um fator isolado. Além disso, não é porque um indivíduo está envolvido em uma vida cheia de fatores de risco que, necessariamente, ele fará um uso problemático de álcool e outras drogas.

A formação de cada um de nós se inicia na família. É função da família proteger seus filhos e favorecer neles o desenvolvimento de competências, por exemplo: para lidar com limites e frustrações. Na adolescência, a falta de proteção da família, especialmente para o adolescente transgressor, que não sabe lidar com frustrações, pode favorecer o uso indevido de substâncias psicoativas.

Se o jovem vem de uma família desorganizada, mas encontra em sua vida um grupo comunitário que faz seu asseguramento, oferecendo-lhe alternativas de lazer e de desenvolvimento de habilidades pessoais, pode vir a ter sua formação garantida, aprendendo a criticar por si próprio e pelo grupo social.

A presença de religião na vida do indivíduo é um fator protetor ao uso de drogas. Diversos estudos tem demonstrado que pessoas que praticam alguma religião ou que crêem em algo superior, tem menores chances de se envolverem com drogas. Quanto mais religioso o indivíduo, menor seu interesse pelo consumo de substâncias psicoativas, incluindo as drogas ilícitas.

Valores religiosos, em geral, preconizam o bom relacionamento com respeito e afeto e isto, quando realmente aplicado ao convívio familiar, seria fator de estabilidade doméstica, permitindo que os jovens cresçam dentro de um ambiente emocionalmente saudável.

Sabemos que a motivação para o uso de drogas vem de vários fatores, e um fator de proteção isolado não é garantia que um indivíduo não abusará de substâncias psicoativas.

A Nova Vida fazendo uso de seu slogan aplica estes princípios em sua comunidade terapêutica, promovendo a reabilitação do dependente, possibilitando sua reintegração à sociedade e família.