ADNV priorizando as família


O Projeto Vida implantou em de junho de 2009 a Farmácia Comunitária que consiste em receber e dispensar medicamentos para Comunidade em Geral. O projeto começa com a doação de medicamentos que atingiu nesses dois primeiros anos a marca de dezessete mil caixas de remédios.

No Brasil os medicamentos respondem por 28% dos casos de intoxicação registrados, anualmente, pelo SINITOX/CICT/FIOCRUZ/MS. O armazenamento de medicamentos em casa, só deve acontecer para quem sofre de moléstia crônica. Fora isso, não se deve ter medicação em casa.

A idéia inicial é o reaproveitamento de medicamentos que não foram utilizados ou sobras de medicamentos, que são recolhidos em postos de coleta. A população é conscientizada através de palestras, onde além dos riscos de intoxicação medicamentosa ressalta-se também os prejuízos causados ao meio ambiente devido a forma incorreta de descarte de medicamentos vencidos ou sobras de medicamentos não utilizadas que ao final do tratamento se tornam um perigo em potencial quando descartados no esgoto ou no lixo doméstico, podendo contaminar pessoas e o meio ambiente. Há quem simplesmente jogue o resto do xarope no ralo, sem noção do prejuízo causado ao meio ambiente. Diversas pesquisas comprovaram que a água que consumimos possui traços de vários medicamentos, mesmo após o tratamento.

Vale então destacar que estamos recolhendo qualquer medicamento e através de uma triagem separando para reaproveitando e posterior doação ou descartando da forma correta os medicamentos vencidos.

O Projeto Vida mostra mais uma vez sua preocupação em atender as necessidades não só das famílias em nossas igrejas, mas também das comunidades ao seu redor.

Por isso Participe, sua atitude é que fará desta campanha um ato de amor ao meio ambiente e a vida! Basta você colocar em uma sacola os medicamentos fora de uso em sua casa e entregar na Sede da Igreja Assembléia de Deus Nova Vida em Itapoá.

Em seguida destacamos algumas dicas importantes para a população em geral:

Como evitar intoxicação

Com algumas medidas simples é possível evitar intoxicação com medicamentos. Veja algumas delas:

1-Não usar remédio sem receita médica
2- Ler a bula e o rótulo dos remédios antes de consumi-los
3- Não dizer às crianças que remédio é doce ou gostoso, pois isso pode estimulá-las a consumi-lo;
4- Só use medicamentos nas doses indicadas;
5- Descarte sobra de medicamentos e remédios vencidos;
6- Se não entender a receita do médico, peça para ele reescrevê-la de forma legível.

Em caso de emergências ou dúvidas sobre intoxicação entre em contato com o Centro de Atendimento Toxicológico – TOXCEN 0800-283-9904.

Crianças são atendidas direto no Hospital Infantil de Vitória


Texto: Simone N. Moraes Arrivabeni (Economista e Farmacêutica CRF2594)
Telefone para contato 33407471, email projetovidaadnv@hotmail.com
Horário de atendimento da Farmácia Comunitária: Segunda a Quinta 14:00 às 16:30 hs.